NAE - Núcleo de Acolhimento Educacional

 QUEM SOMOS

O Núcleo de Atendimento Educacional - NAE, constituído por Psicólogo e Assistente Social 

  • desenvolvem ações que cooperam para o processo de ensino aprendizagem;
  • auxilia as escolas no desenvolvimento do processo pedagógico com o objetivo de prevenir e minimizar os problemas educacionais;
  • orienta a equipe gestora e pedagógica na mediação de conflitos, contribuindo com os encaminhamentos necessários a um ambiente adequado para aprendizagem.


ATRIBUIÇÕES DO ASSISTENTE SOCIAL

I - Contribuir para o ingresso, retorno, permanência do estudante, desenvolvendo ações de intervenções para minimizar os problemas sociais que impactam no processo de escolarização;

II - Desenvolver estratégias para estimular a participação da família na escola e no processo educativo dos estudantes;

III - Promover e auxiliar a gestão escolar em ações coletivas que contribuam para o acolhimento e a permanência dos estudantes no ambiente escolar.


DE QUE FORMA O NAE PODE ATUAR JUNTO À ESCOLA:

  • na busca ativa dos alunos evadidos e infrequentes;
  • na convocação de pais para a devida responsabilização e melhor envolvimento com a escola;
  • acolhimento psicossocial de estudantes e familiares (individual e em grupos);
  • nas ações de fortalecimento da gestão democrática e integração das famílias no cotidiano escolar;
  • na atuação como mediador entre família e a escola;
  • nos estudos de caso para diagnóstico, articulação e encaminhamentos à rede do município (PSF, CRAS, CAPS, CREAS, Conselho Tutelar, Ministério Público).

ATRIBUIÇÕES DO PSICÓLOGO

I - Propor e desenvolver atividades coletivas para os demais profissionais da escola, relacionadas às fases do desenvolvimento humano, socioemocional, aprendizagem, relações interpessoais que permeiam o processo educativo, dimensão subjetiva das experiências educacionais entre outros temas, de acordo com a necessidade da escola e da política educacional;

II - Promover ações que estimulem a participação dos estudantes no ambiente escolar e o protagonismo juvenil;

III - Auxiliar especialistas e professores na relação com os estudante, visando a melhoria do processo ensino e aprendizagem que favoreça o desenvolvimento dos estudantes; 

IV - Fomentar os programas desenvolvidos pela Secretaria de Estado de Educação que abordam os temas contemporâneos transversais.

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