Plano de Gestão
A educação deve promover a melhoria da qualidade de vida de qualquer pessoa, desenvolver a consciência crítica, social e política, como condição de cidadania, fazendo com que se complemente o equilíbrio emocional para confrontação de ideias e assim, desenvolver a autonomia dos alunos para um convívio solidário e responsável.
A educação deve ser pautada na pessoa, primeiramente, para que o conteúdo seja complemento importante na sua formação, fazendo que faça sentido o estar na escola e, assim, encontrando condições de promoção para além de seus muros.
A escola deve ser um lugar seguro, que tenha condição de repassar essa sensação de que ali os alunos estão longe de conflitos que não sejam de ideias.
Conforme art. 8º da Resolução nº 4.692, de 29 de dezembro de 2021, o projeto político pedagógico, que se constitui num documento formal, intencional e articulador dos processos que ocorrem na escola, é um conjunto de diretrizes organizacionais e operacionais que expressam e orientam os programas, projetos e práticas pedagógicas e administrativas da escola, obedecidas as normas do sistema educacional, que deve ser sempre consultado para que se faça valer toda a importância que a educação se propõe ao desenvolvimento de uma sociedade justa, crítica e fraterna.
Legitimados pelo Regimento Escolar, que as regulamentações das ações propostas no projeto político pedagógico e os atos escolares praticados no âmbito da escola, possam fazer da escola um local de direito e deveres, respeitando os espaços e as pessoas que frequentam esse local, sejam alunos, pais ou servidores.
Por fim, que se possa garantir a consolidação da formação do estudante nas competências e habilidades indispensáveis para um futuro melhor.
OBJETIVOS GERAIS DA ESCOLA
São objetivos gerais da Escola:
- Criar condições para que todos os alunos desenvolvam suas capacidades e aprendam os conteúdos necessários para a vida em sociedade;
- Permitir ao aluno exercitar sua cidadania, a partir da compreensão da realidade, para que possa contribuir em sua transformação;
- Incitar a busca por soluções a partir da criação de situações que exijam concentração e visão crítica dos discentes, com o objetivo de estimular novas estratégias de compreensão da realidade;
- Busca pela melhoria da qualidade de ensino, motivando e efetivando a permanência do aluno na Escola, evitando a evasão;
- Criar mecanismos de participação, que permita a execução de ações que visem a melhoria da qualidade de ensino, a partir do aprimoramento do processo pedagógico;
- Promover a integração escola-comunidade;
- Atuar no desenvolvimento humano e social, tendo em vista sua função primeira, que é o de agente de desenvolvimento cultural e social na comunidade, a partir do trabalho educativo exercido na Escola Estadual Minas Gerais.
Os objetivos são compostos das seguintes metas e ações:
Metas:
-Continuidade da democratização das relações escolares através do Grêmios Estudantis ou Comissão de Representantes de Sala e Colegiado Escolar;
- Diminuição dos níveis de evasão escolar;
- Diminuição do nível de alunos com Progressões;
- Conscientização cidadã no intuito de formar cidadãos mais conscientes política socialmente, sem direcionamentos políticos;
- Envolvimento e interação com a comunidade, no intuito de promover participação ativa de todos os entes que compõem o microcosmo da escola;
- Busca pela melhoria do ensino, tendo em vista o direcionamento proporcionado pelas avaliações externas;
- Maior envolvimento docente em relação às normas regimentais e disciplinares;
- Aumento da oferta da Educação de Jovens e Adultos;
- Preparar os discentes para que possam construir reflexivamente o conhecimento;
- Promover e propagar o respeito ao "próximo", em suas nuances material e moral;
- Conscientizar os discentes da necessidade de usufruir dos bens da natureza com prudência, no intuito de minimizar os danos causados ao meio ambiente;
- Formar cidadãos críticos;
- Cumprir com os conteúdos programáticos;
- Conscientizar os discentes sobre os impactos provocados por cada ação individual e coletiva sobre a comunidade, sua família e sobre ele;
- Conscientização sobre a importância do estudo como ferramenta para alcançar o crescimento interior e a busca pela autorrealização;
- Desenvolvimento das habilidades dos educandos.
Ações:
- Capacitação dos docentes através da promoção de palestras, dinâmicas de grupo, troca de experiências, além de estimulá-los a estar sempre em busca de novos conhecimentos;
- Projeto recuperação/reforço;
- Implantação de projetos: Prevenção, Meio ambiente, Conservação do Patrimônio, Sala de aula dinâmica e Sala de Informática;
- Através de reuniões pedagógicas, conscientizar os professores da necessidade de encontrar caminhos adequados e prazerosos para a concretização do processo ensino-aprendizagem, construindo, dessa forma, um ambiente estimulador e agradável. Uma pedagogia centrada no aluno e não nos conteúdos;
- Conscientizar os docentes da importância do trabalho em equipe para obtenção do funcionamento integral da Escola, estimulando relações de equidade, respeito e consideração mútua;
- Conscientizar os docentes do valor da avaliação como parâmetro diário, no intuito de readequar constantemente as ações promovidas em sala de aula, deixando de lado a ideia de apenas uma medida de valor;
- Conscientizar os docentes da importância da construção de um currículo adequado à realidade dos alunos do período noturno (Ensino Médio);
- Através de reuniões, manter contato direto e transparente com a comunidade, construindo um relacionamento harmonioso de forma a que os pais percebam a importância de sua participação para a concretização de uma Escola de qualidade;
- Conscientização dos pais da sua importância na construção do caráter de seus filhos a partir de criação de projetos em parceria com o corpo docente;
- Utilização da biblioteca (estímulo à leitura) e do laboratório de informática (descobertas científicas);
- Estudo detalhado dos temas transversais;
- Projeto: Feira de Conhecimento
- Mostra literária de saberes;
- Monitorar e controlar a qualidade do ensino-aprendizagem;
- Criação de atividades do Grêmio Estudantil ou Comissão de Representantes de Sala;
- Incentivo ao esporte através de competições internas, (interclasses) bem como externas (amistosos/JEURA/JEMG);
- Trote solidário (3ª anos)
- Palestras dirigidas aos alunos do período noturno para que os mesmos possam, através de informações atuais, sentir-se estimulados a frequentar as aulas, percebendo que os conhecimentos adquiridos na Escola serão necessários para que possam enfrentar um mundo globalizado onde a mudança é diária;
- Administrar, com a participação de professores, pais, funcionários e direção, as verbas recebidas, de forma a atingir o objetivo maior que é a construção de uma escola pública de qualidade.
).png)